A Origem do Terço Mariano

terco1

A palavra ROSÁRIO quer dizer coroa de rosas. Antes do Cristianismo, os pagãos coroavam de rosas suas estátuas, como símbolo de sua devoção. Os cristãos primitivos substituíram as rosas por orações. Na Idade Média, os ascetas recitavam, integralmente, os 150 salmos de Davi. Para aqueles que não sabiam ler e para os leigos, correspondiam a 150 Pai-Nosso que foram substituídos pela primeira parte da saudação que o anjo Gabriel fez à Maria: “Ave Maria, cheia de graça. O senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres e Bendito é o fruto de teu ventre“.

Assim se formou o Saltério de Maria, cuja recitação era acompanhada de genuflexões ou prostrações. A meditação dos mistérios, como conhecemos hoje, é posterior, possivelmente iniciado por um religioso de Tréveros, Domingos da Prússia, na primeira metade do século XV.


Deve-se a Ordem Dominicana o desenvolvimento da Devoção ao Santo Rosário que os Papas, em particular Leão XIII, não só recomendavam esta prática como a enriqueceram de grandes indulgências. O Papa João Paulo II acrescentou, em outubro de 2002, os Mistérios Luminosos, instituindo o ano do Rosário, de outubro de 2002 a outubro de 2003.

,

  1. #1 por em abril 29, 2009 - 9:29 pm

    o terço é bastate importante om certeza foi presente de Dus e através dele,benções tem sido derramadas no mundo inteiro

  2. #2 por Paulo Victor em maio 17, 2010 - 6:11 pm

    A paz de Jesus e o Amor de Maria! O Terço para mim tem a função de admiração a Nossa Senhora e de respeito por sua caminhada junto ao seu filho, eu sou testemunha ocular de que irmãos protestantes como de costume e sem ter uma digna tradução da sagrada escritura citam trechos mal traduzidos (Mt 6,7-8) onde Nosso Senhor Jesus faz menção a “gritaria” que os pagãos faziam e não a repetições, se fundamentando nas palavras e esquecendo o que se sente no coração ao rezar o terço, não é só uma repetição como já vi em um blog, se pararem para pensar e se fundamentar o que está escrito e deixar de lado a interpretação e oração da palavra, toda ela cai por terra, se a repetição fosse realmente condenada por Nosso Senhor como insistem em dizer, todos nós seriamos condenados pois varias vezes pedimos a mesma coisa e não nos damos conta e varias vezes agradecemos com a mesmas palavras e não nos damos conta, DEUS nos sonda-me intimamente e sabe de tudo o que está no mais intimo de nossos corações, louvai sem cessar e do fundo do seu coração isso é o que DEUS quer para nós honestidade e coração puro. A todos a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e o Amor de Maria.

    P.S.: Espero não ter me estendido muito!

  3. #3 por Inácio Pereira Gonçalves Júnior em janeiro 20, 2011 - 2:48 am

    Eu rezo o terço todos os dias,Tenho 06 irmãos,04 filhos e uma neta que sou louco por ela Lara Gabriela.Tenho ainda minha Mãe. O meu pai Deus mandou chama-lo,ele morreu em meus braços no dia 24/01/2010. NO DIA 26/01/2010,VEIO A MINHA NETA LARA.Minha vida é assim: DEUS JESUS E MINHA NOSSA SENHORA DE FATIMA.FIQUEM COM DEUS.

  4. #4 por joão evangelista pinto de mesquita em julho 18, 2011 - 3:31 pm

    Sou católico graças a Deus! Tudo que quero para minha vida espiritual busco na nossa Santa e abençoa Igreja Católica Apostólica Roma. Éssa sim, uma e trina, para a honra e gloria de nosso Senhor Jesus Cristo.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 51 outros seguidores

