Alguns Símbolos Litúrgicos

clip_image001 Palmas: As folhas da palmeira são usadas como símbolo da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, evento que proclamou a crucificação e morte de Jesus. Desta forma, as palmas poderiam ser usadas para representar a leviandade da aclamação humana. Os romanos as usavam como símbolo da vitória. A igreja as tem usado como um símbolo da vitória de Cristo sobre o pecado e da vitória dos santos sobre a morte. Neste sentido, muitos mártires são mostrados segurando folhas de palmeiras. Jo 12.12,13 Época: Semana Santa, especialmente Domingo de Ramos.


clip_image002 Papoula: A papoula, também conhecida por dormideira, simboliza sonolência espiritual, a ignorância e a indiferença. Também pode ser usada para representar o sono da morte. Eventualmente a papoula está retratada nas crucificações e mortes de santos.


clip_image003 Pavão: O pavão é usado no simbolismo cristão como sinal da imortalidade. Este simbolismo tem origem no mito de que a carne do pavão não degrada após a morte. Além disso, o pavão caminha de maneira altiva e, vaidosamente abre suas penas, o que faz dele um símbolo da vaidade humana. Época: Páscoa


clip_image004 Pax: Pax é o termo em latim para "paz" que está muitas vezes associado com a história do Natal.


clip_image005 Peixe: As letras iniciais da frase grega "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador" formam a palavra grega ICHTHUS, que significa peixe. O desenho de um peixe tornou-se símbolo dos primeiros cristãos que, em tempos de perseguição, o usavam como sinal secreto da fé. E para um cristão saber se uma outra pessoa era irmão na fé, desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrário, formando assim, o desenho de um peixe.


clip_image006 Três peixes: Três peixes representam Jesus como membro da Trindade.


clip_image008Peixes e pães: Cinco pães e dois peixes nos lembram o milagre da multiplicação dos pães e peixes com os quais Jesus alimentou uma multidão de cinco mil pessoas. Por isso eles representam todos os milagres com os quais Jesus providenciou alimento Jesus. Eles também lembram Jesus o pão da vida. Mt. 14.17-21; Jo 6:35


clip_image009 Pelicano Piedoso: A figura do pelicano piedoso é baseado no fato de que, em tempos de fome, a mãe pelicano arranca suas penas do peito e alimenta seus filhotes com o próprio sangue. Esta figura, é amplamente usada para representar o sacrifício expiatório de Cristo. Pois Cristo voluntariamente derramou seu sangue para nos dar perdão e salvação. Época: Quaresma, especialmente Semana Santa.


clip_image010 Pérola: A pérola é um símbolo do reino dos céus, e é tomada da parábola de Jesus "da pérola de grande valor." O evangelho de Mateus também usa a pérola como um símbolo da palavra de Deus. Mt. 13:45-46; Mt. 7:6


clip_image012  Pilão e socador: Este é um pilão e socador para socar produtos farmacêuticos. Eles são usados como emblema de dois santos que eram médicos: Cosme e Damião. Também são usados como emblema de São Lucas.


clip_image013Pomba: A pomba é um símbolo do Espírito Santo, que provém da história do batismo de Jesus, onde o Espírito Santo desceu sobre ele em forma de pomba. A aureola com três raios que circunda a cabeça da pomba identifica o Espírito Santo como membro da Trindade. Uma pomba sem a aureola é apenas um símbolo da paz. Mt. 3.16 Época: Todas elas, especialmente Pentecostes.


clip_image014 Sete Pombas: As sete pombas em volta de um círculo e que contém as letras "SS" (do Latim: Spiritu Sancti,) representam os sete dons Espírito Santo mostradas em Ap. 5.12 e Is 11.2,3.


clip_image015 Porta: A porta é um símbolo de Cristo que disse: "Eu sou a porta". Ela também pode ser usada para simbolizar o convite para a oração e para mostrar que Jesus quer abrir a porta do céu para todos. Jo 10.7-9. Mt. 7.7-8 Ap. 3.20


clip_image016 Porta, ombreiras da: As ombreiras da porta pintados com sangue, são lembrança da primeira páscoa quando Deus libertou os filhos de Israel da escravidão no Egito e os conduziu para a terra prometida. Este evento do Antigo Testamento prefigura o sangue de Jesus derramado na cruz para nossa salvação. Ex. 12.21-23 Época: Semana Santa


clip_image017 Portão: O portão tem vários sentidos na arte cristã. Quando aparece aberto, pode ser usado para representar a entrada no Paraíso, ou o convite do Evangelho para o descanso celeste. Um portão caído representa a vitória de Cristo sobre o poder do inferno. O portão também pode representar a morte, ou o fim da vida terrena. Também pode, simbolizar a expulsão de Adão e Eva, do Jardim do Éden.


clip_image019Pregos: Os pregos foram instrumentos da crucificação de Jesus. São, portanto, símbolos da sua Paixão. Quando aparecem em número de três, identificam Cristo como membro da Trindade.


clip_image020 Prumo: O prumo é um símbolo do julgamento que foi usado pelos profetas Isaías e Amós. Jesus as vezes é retratado segurando um prumo para demonstrá-lo como Juiz da humanidade. Am 7.7,8


About these ads

, , , , , ,

  1. #1 por Ubaldo em dezembro 9, 2009 - 3:52 pm

    Caro irmão Marcus. Paz e Bem! Gostei muito do que esta sendo exposto aqui. Esta sendo de grande valia como material de estudo e aprendizado. Que Nossa Mãe Maria e seu Amado Filho Jesus te dê: Um Bom e lindo Natal que já se aproxima. Obrigado pela contribuição. Paz e Bem!

  2. #2 por Maria Helena em maio 12, 2010 - 4:59 pm

    Gostaria de saber o significado do X e do P sobre ele, usado principalmente nas vestes litúrgicas.

  3. #3 por camilo faria em setembro 5, 2011 - 11:40 am

    olá boa tarde . na minha paroquia vai entrar um padre novo e sou eu o responsavel de organizar o ofertorio solene quais seram os simbolos certos que devo usar.obrigado , pode ser enviado para meu mail camilofaria@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 50 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: