A Ave-Maria é uma oração Bíblica ?

maria-com-jesus-no-colo

Sim e Não. Sim, trata-se de uma oração bíblica. Não, não do jeito literal, copiado exatamente como conhecemos e no formato de oração.  Seria melhor dizer que tal oração possui profundas raízes nos textos sacros. E estudá-la, ainda que rapidamente, nos permite ter uma pequena lição mariológica, mas essencialmente importante.

            Verificaremos isto, analisando atentamente as frases da reza, ligando-as com trechos bíblicos, comprovando suas verdades que autenticam a mesma.

AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONVOSCO,

A frase é literalmente copiada das palavras do Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus, em Lc 1,28.

BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES, BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE, JESUS.

A frase é literalmente copiada das palavras de Isabel, inspirada por Deus, em Lc 1,42

SANTA MARIA,

Em Lc 1,48 Maria exclama, inspirada por Deus, que todas as gerações a proclamarão SANTA, FELIZ, BEM-AVENTURADA. É exatamente o que se faz quando se diz “SANTA MARIA”.

MÃE DE DEUS,

EM Lc 1,43; Isabel, inspirada por Deus, diz que Maria é mãe do Senhor. Como Maria gerou o corpo deste Senhor (Jesus, Deus Filho), sua maternidade biológica e de criação é autenticada por este maravilhoso versículo.

ROGAI POR NÓS PECADORES, AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE, AMEM.

Trata-se de um pedido de intercessão dos cristãos a sua mãe. E a intercessão de Maria antecipou os milagres de Jesus, como sabemos nas bodas de Caná, em Jo 2,1-11. Maria intercede para que Jesus transforme água em vinho na festa de casamento. Mesmo não sendo sua hora de começar a manifestar seu poder divino, Jesus atende o pedido de sua Mãe. Primeira intercessão de Maria a Jesus.

           A parte de “Santa Maria” em diante é uma invocação da Igreja, totalmente enraizada nas passagens bíblicas acima evidenciadas. Foi necessário um milênio, do séc. VI ao XVI para que se chegasse a fixação atual desta bela oração, que só através do Papa Pio V, em 1568 foi confirmada como a conhecemos nos dias atuais.

Um último dado muito interessante: o nome de Jesus aparece bem no meio da Ave Maria.  João Paulo II chamou atenção sobre este fato em sua recente carta sobre o Rosário:

O baricentro da Ave Maria, uma espécie de charneira entre a primeira parte e a segunda, é o nome de Jesus. Às vezes, na recitação precipitada, perde-se tal baricentro e, com ele, também a ligação ao mistério de Jesus que se está a contemplar. Ora, é precisamente pela acentuação dada ao nome de Jesus e ao seu mistério que se caracteriza a recitação expressiva e frutuosa do Rosário. Já Paulo VI recordou na Exortação apostólica Marialis cultus o costume, existente nalgumas regiões, de dar realce ao nome de Cristo acrescentando-lhe uma cláusula evocativa do mistério que se está a meditar. É um louvável costume, sobretudo na recitação pública. Exprime de forma intensa a fé cristológica, aplicada aos diversos momentos da vida do Redentor. É profissão de fé e, ao mesmo tempo, um auxílio para permanecer em meditação, permitindo dar vida à função assimiladora, contida na repetição da ave Maria, relativamente ao mistério de Cristo. Repetir o nome de Jesus – o único nome do qual se pode esperar a salvação (cf. Act 4, 12) – enlaçado com o da Mãe Santíssima, e de certo modo deixando que seja Ela própria a sugerir-no-lo, constitui um caminho de assimilação que quer fazer-nos penetrar cada vez mais profundamente na vida de Cristo. “ ( Rosarium Virgis Mariae, nº 33)

            O nome de Jesus tem poder. Não devemos pronunciá-lo de qualquer maneira.  Significa Deus Salvador.  Quando pronunciamos este nome, estamos pedindo a Deus que realize em nós o seu significado: a salvação eterna! É uma pena que existam pessoas que denigrem a Ave Maria, mal sabendo o seu maravilhoso significado e sua importância espiritual.
             A PAZ DE CRISTO E O AMOR DE MARIA!

Anúncios

Um comentário sobre “A Ave-Maria é uma oração Bíblica ?

  1. tenho a devoçao a nossa senhora especialmente a mãe Aparecida rezo a ave maria e o pai nosso sempre rezo terço e peço a a jesus e a maria proteçaõ e curas .
    e que a nossa senhora seja cada vez mais amada e querida no mundo e seu filho jesus amem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s