Com a Mãe de Deus no Sábado Santo

Icon Mary

Da Liturgia Bizantina:

Vendo sobre a cruz o Cordeiro, o Pastor e Salvador do mundo,

Aquela que te concebeu diz, em suas lágrimas:

“O mundo se alegra por receber a redenção

E minhas entranhas se consomem à vista da crucifixão

Que tu sofres por nós, ó meu filho e meu Deus!”

“Infeliz de mim, filho meu!

Aquele que esperei como Rei, agora o vejo condenado na cruz!”

“Ai! A profecia de Simeão realizou-se,

Porque a tua espada, ó Emanuel,

Transpassou o meu coração!”

Quando a tua Mãe imaculada viu a tua morte, ó Cristo,

Invocou-te em tom suplicante:

“Não permaneças, ó Vida, no reino dos mortos!”

“Não chores por mim, ó Mãe, que contemplas na tumba

O Filho que concebeste virginalmente no seio,

Visto que ressurgirei e serei glorificado!

E, na glória sem fim, glorificarei, na minha qualidade de Deus,

Os que te louvam com fé e amor!”

Tu que nasceste da Virgem e por nós sofreste a cruz,

Tu, que por tua morte venceste a morte e nos revelaste a tua ressurreição,

Não rejeites aqueles que tua mão modelou!

Mostra-nos teu amor, ó Deus de misericórdia,

Atende as preces daquela que te concebeu,

E salva, Senhor, o povo que espera em ti!

Um comentário sobre “Com a Mãe de Deus no Sábado Santo

  1. Foi tudo muito bom, só tenho algo a partilhar sobre o “ovo” e o “coelho”, que nao consigo assimilar com a Ressurreiçao de Jesus. Tanto o coelho quanto o ovo roubam o principal desta festa, que é a vida nova em Jesus. As crianças e muitos adultos vêem no chocolate e no coelho o sentido da Páscoa. Temos colocado na Escola que são símbolos comerciais, somente Jesus, o Cordeiro de Deus representa a Páscoa, a passagem da morte para vida, a vida nova.
    Obrigada por esta página, muito me ajudou a meditar sobre este tempo litúrgico. Voces sao uma bênçao para a nossa Igreja
    Grata.

Deixe um comentário

